Venturas Viagens e Turismo
Rua Plínio de Morais, 422 - SumaréSão Paulo - SP - CEP 01252-030
Fone: 11 3879-9494
E-mail: [email protected]
Machu Picchu confirma a excelência do povo Inca nas áreas de arquitetura, planejamento urbano, agricultura, tecnologia e arte que, de tão inexplicável, ganharam aura de sagrado.
Construída no séc. XV, ela só foi redescoberta em 1911, pelo explorador Hiram Bingham. O motivo do abandono não é conhecido, mas a cidade certamente ficou perdida por tantos anos devido a sua localização. Ela fica a 2.400 metros de altitude, na parte peruana da Cordilheira dos Andes, cercada por canyons.
Com 530 metros de comprimento e 200 metros de largura, cheia de templos, casas e palácios construídos com enormes blocos de pedras encaixadas, é fácil reconhecer as duas grandes zonas que formam a “Cidade Perdida dos Incas”, como é também conhecida.
A zona agrícola reúne um conjunto de terraços utilizados para o plantio. Na zona urbana aconteciam as principais atividades civis e religiosas. É lá que está alguns dos pontos mais conhecidos de Machu Picchu, como o Templo do Condor, animal sagrado para os Incas, e o Intihuatana, o relógio solar.
Filtre seu pacote de viagens
Melhor época - Abril a Outubro
Sugestão Venturas - São diversas opções de extensão de viagem: Lago Titicaca – o lago navegável mais alto do mundo, as Linhas de Nasca ou a cidade de Arequipa e o profundo cânion de Colca.
Para melhor aclimatação, considere iniciar sua viagem com pernoites no Vale Sagrado. Além disso, durante a visita a Machu Picchu programe-se para subir a montanha de Huayna Picchu, a guardiã do santuário.
Águas Calientes
Cidade localizada aos pés da ciudadela de Machu Picchu, a estação de chegada do trem. É uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.
Amantani
Os habitantes desta ilha têm uma vida bem simples, vivendo de artesanato, agricultura e pecuária principalmente de ovelhas, pela qual extraem lã para confeccionar seus artefatos. Apesar de estar a aproximadamente 4.000 metros acima do nível do mar, o clima é bem quente ao sol, mas é frio em sua ausência e a noite.
Cânion de Colca
Com mais de um quilômetro desde o precipício até o fundo do rio, é um dos mais profundos no mundo, tem uma construção pitoresca terraplenada pré-incaica, uma paisagem impressionante e aldeias com camponeses vestidos tradicionalmente.
Catedral
sua construção teve duas etapas, primeiramente foi construída a Capela do Triunfo sobre o antigo templo de Suntur Wasi (Templo de Deus) e depois erguida a catedral sobre os restos do Palácio Inca de Wiracocha. De estilo renascentista abriga um grande acervo de pinturas da Escola Cusquenha de Arte.
Chéqoq
descoberto em outubro de 2003 nesse sitio foi encontrado tipos de sementes de cereais em excelente estado de conservação. Provavelmente nesse local eram armazenados a colheita dos grãos além de ser uma espécie de laboratório para estudo das sementes colhidas.
Chinchero
pequeno povoado na região do Vale Sagrado. Além das ruínas locais há um tradicional mercado de produtos artesanais
City tour em Arequipa
Conheceremos nessa charmosa cidade com seu estilo do século XVI, a Praça de Armas, e o Convento de Santa Catalina, fundado em 1580, considerado um dos mais belos conventos do Peru. Este convento se assemelha a uma pequena cidade colonial com casas cheias de monges e seus servidores, com ruas estreitas, cozinha, lavanderia e etc. Continuaremos nossa visita ao complexo de construções da Igreja da Companhia de Jesus com seu estilo barroco mestiço e barroco espanhol do século XVII incluindo as pinturas da Cúpula de San Ignacio chamada também como "Sistina da América". Nossa visita ainda percorre os povoados de Chilina e Yanahuara, onde poderemos ter a vista do Vulcão Misti.
Complexo Arqueológico de Saqsaywaman
o complexo possui 33 sítios arqueológicos sendo Saqsaywaman o principal deles e onde é realizada a Festa do Sol (Inti Raymi). Nesse tour conhecido como 4 ruínas visitaremos: SAQSAYWAMAN (2km do centro) , Q´ENQO (3km do centro), PUKAPUKARA (7km do centro), TAMBOMACHAY (8km do centro).
Cruz del Condor
Local onde é possível visualizar uma espetacular vista de um dos cânions mais profundos do mundo (3.000 m) e, se as condições climáticas permitirem, avistar a maior ave do mundo: o majestoso Condor.
Huayraccmachay
Este charmoso lodge construído em Pedra e localizado exatamente no ponto onde se divide a paisagem glacial e a selva amazônica. De um lado os picos nevados de outro inicia -se a floresta densa de bosques nublados no topo. Lodge com 6 suítes, lounge junto à copa, cozinha e a sala de jantar, jacuzzi para 10 pessoas.
Ilhas Ballestas
situadas frente à costa da Reserva Nacional de Paracas, maior santuário natural da costa peruana. Estas duas formosas ilhas servem de lar para milhares de aves migratórias, quem compartilham seu habitat com as colônias de lobos marinhos. Na travessia passaremos por um misterioso desenho sobre uma montanha chamado "O Candelabro". Segundo as lendas locais, referência de tesouros escondidos para os piratas ou sinal de ponto de desembarque para as tropas enviadas pelo General Dom José de San Martí
Koricancha
foi o principal templo Inca, sob o qual se edificou a Igreja de Santo Domingo. No período dos Incas o Koricancha tinha seu interior recoberto por lâminas de ouro, pois era o principal templo dedicado ao Deus Sol.
Lago Humantay
alimentado pela geleira do Monte Humantay. Também conhecido como Lago glacial, popularmente conhecido como os olhos de humantay, fica no alto da montanha logo abaixo do glaciar, com água em tons de turquesa e esmeralda.
Lago Titicaca
Segundo a lenda andina, foi nas águas do Titicaca que nasceu a civilização inca. O "deus Sol" instruiu seus filhos para procurarem um local ideal para seu povo. Manco Capac e Mama Ocllo chegaram, então, a uma ilha - mais tarde batizada de Isla del Sol. O local teria sido o berço dos incas, que dominaram a região entre os séculos XII e XVI, quando se deu a invasão espanhola. Diversos sítios arqueológicos podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povos uros, descendentes dos incas. Eles vivem, em geral, da pesca e da agricultura às margens do lago.
Lima
saídas às 10h15 e visista ao Mercado local Peruvian, onde tem diversos produtos locais, como vegetais, frutas etc. Continuaremos para o restaurante La Rosa Nautica, um local deLima na região de Miraflores próximo do mar, onde iremos brindar com um Pisco feito na hora pelo chef dos Bartenders que também nos ensinará como se faz a tradicional bebida local. Finalmente iremos provar o sabor dos mais variados pratos da cozinha Peruana. Após almoço, continuaremos para a parte Moderna e Colonial de Lima. Faremos uma visita panorâmica pela ""La Huaca Pucllana"", onde visitaremos a cidade histórica de Lima, passando por mansões, igrejas e ruas, visitaremos o distrito de San Isidro e iremos ver a vista do oceano pacifico no distrito de Miraflores. Retorno para o hotel em torno das 19h00.
Linhas de Nasca
são geóglifos e linhas diretas no deserto Peruviano, feitos pelo povo de Nazca entre 200 a.C e 600 d.C. ao longo dos rios que desciam dos Andes. Representam figuras de animais e plantas estilizadas, os quais se encontram distribuídos entre um enorme labirinto de retas, trapézios, triângulos e espirais, gravuras sobre a terra e conservados por cerca de dois mil anos segundo os estudiosos.
Llactapata
Acredita-se que este era um observatório da cidade de Machu Picchu, as ruínas estão sendo limpas agora, e interessante para se ter um ideia de como era a cidadela antes de ser descoberta e como a vegetação cobria a área local. Sítio do Patrimônio Histórico do Governo do Peru, nosso último lodge está dentro da reserva preservada.
Lucmabamba
Plano de florestas de arvores frutíferas, muito conhecida pela produção de grãos de café e granadillas.
Maras
típico povoado colonial andino.
Moray
famoso por seu anfiteatro formado por terraços circulares formando uma cratera artificial. A maior delas possui 45m de profundidade e cada degrau em média 1,80 de altura. Pode-se dizer que Moray foi um centro experimental agrícola cunhado a mais de 500 anos dedicado à experimentação de culturas em torno dos diferentes níveis de altitude dos terrenos.
Ollantaytambo
por não ter se desfigurado após a chegada dos espanhóis o vilarejo de Ollantaytambo pode ser considerado um museu vivo do povo Inca. O complexo arquitetônico foi construído durante o Império Inca como uma área fortificada incluindo um templo, plataformas e uma área urbana. Ollantaytambo foi um importante centro administrativo e provavelmente desempenhou também funções militares devido as suas muralhas e torres.
Pisaq
além das ruínas encontradas nesse sitio, há um tradicional mercado que acontece todos os dias, porém com maior quantidade de visitantes às terças, quintas e domingos.
Rio do Vale de Santa Teresa
áreas mais populosas das trilhas e onde é possível degustar um dos melhores cafés orgânicos do mundo
Rio Salkantay
O Colpa lodge fica na confluência dos Rios Branco e Salcantay e exatamente aonde começa o Rio Santa Tereza que alimente a cidadela de Machu Picchu.
Salinas
mina de sal, com aproximadamente 3 mil poças, é formada pela evaporação da água proveniente de um olho d´água chamado "Qoripujio". O sal produzido no local é tratado e vendido localmente.
San Blas
atual reduto artístico de Cuzco.
Sillustani
Este complexo está situado às margens da Lagoa de Umayo. É famoso pelas chullpas, que são torreões circulares de pedra levantados para albergar os restos funerários das principais autoridades dos antigos povoadores do Collao. Algumas atingem até 12m de altura e caracteriza-se por terem a base menor que a parte superior.
Soraypampa
Localizado na Base da Mantanha Salkantay, este lodge conta com 12 suítes , lounge, jacuzzi externa com vista do Salkantay, restaurante, bar. Todas as suítes são com linda vista para o Salkanty e Humatay.
Taquile
a maior ilha do lago Titicaca conserva intactas suas tradições e costumes. Sua população vive basicamente da agricultura e do artesanato, especialmente das roupas e tecidos muito coloridos. Seu modo de vida é bastante inusitado: os trajes dos homens e mulheres são diferenciados conforme o estado civil de cada um e não há propriedade privada na ilha. Tudo é de todos: o gado, os milharais, as folhas de coca etc.
Uros
Povo nômade que constrói suas casas e a ilha que habitam, em totora, uma espécie de junco.