Venturas Viagens e Turismo
Rua Plínio de Morais, 422 - SumaréSão Paulo - SP - CEP 01252-030
Fone: 11 3879-9494
E-mail: [email protected]

Filtre seu pacote de viagens
Morro do Pai Inácio
Cachoeira do Buracão
Águas Claras
Piscina natural formada pelo rio Mucugezinho, localizada na Passagem Funda, com vista privilegiada para o Morrão.
Arredores de Lençóis
Saída a pé para caminhada pelos principais atrativos próximos a Lençóis. Pernoite em Lençóis.
Cachoeira da Fumaça
com 380m de queda a Fumaça é a maior cachoeira do Brasil. O vento espalha as águas de sua queda ao mesmo tempo que as leva para cima formando assim uma cortina de gotas aparentando fumaça.
Cachoeira da Primavera
Formada pelo Rio Grisante, trata-se de outra pequena cachoeira com cerca de 4m de altura.
Cachoeira do Buracão
com aproximadamente 100 metros de queda em forma circular e um impressionante canion sinuoso, a cachoeira é daqueles lugares de tirar o fôlego.
Cachoeira do Funil e Lajedo – Morro do Castelo
Caminhada: Total de 10km - Grau de dificuldade: Médio - no trecho entre a casa de Sr. Wilson até a Cachoeira dos Funis - 600m de subida no início da trilha, 1km de descida até o leito do rio e 400m saltando pedras ao longo rio Pati. - Grau de dificuldade: Difícil - no trecho entre a casa de Dona Lé até o Morro do Castelo - A subida do Morro do Castelo contém trechos realmente íngremes que sugerem o uso do apoio com as mãos. No retorno, a descida dos mesmos trechos íngremes é vencida agachando-se, utilizando o apoio do bumbum das pedras.
Cachoeira do Mosquito
Sua queda é de aproximadamente 60m e leva esse nome porque lá foram encontrados apenas diamantes pequenos ou "mosquitos" como são chamados na região.
Cachoeira do Mosquito – Rio Mucugezinho – Poço do Diabo
Caminhada: Cachoeira do Mosquito (total: 3 km - aclive e declive) - Morro do Pai Inácio (Total: 1,2 km - aclive e declive)
Cachoeira do Sossego
caminhada pelo Vale do rio Ribeirão até alcançar a Cachoeira do Sossego (60m). No caminho, há paradas para banho ao longo do Rio Ribeirão. O percurso é dividido em 2/3 de caminhada em trilha e 1/3 no leito do rio, saltando pedras até chegar na cachoeira. Além da própria cachoeira, que é uma das mais bonitas da região de Lençóis, a trilha ainda passa por vestígios de garimpos antigos e grandes paredões de pedras ao longo da trilha.
Cachoeira do Sossego – Ribeirão do Meio
Caminhada: 14km (ida e volta) - Grau de dificuldade: Difícil - O percurso é dividido em 3 partes. A primeira, com terreno plano e sombreado. A segunda, com subidas e terreno irregular; e a terceira, é feita no leito do rio, saltando pedras até chegar na cachoeira. O retorno é feito pelo mesmo caminho.
Cachoeirão
Caminhada 16 km ida e volta - grau de dificuldade: Médio - Caminhada com trecho de 2km de subida e 6 km em trilha plana. O retorno é feito pela mesma trilha.
Cachoeirão por cima
É a segunda maior cachoeira da Chapada em queda livre. Dependendo da quantidade de chuvas que ocorrerem nos dias anteriores pode-se avistar mais de 20 quedas d água despencando de até 280 metros de altura!!!!
Cachoeirão por cima – Povoado do Guiné
Caminhada: 18 km - Grau de Dificuldade: Médio/Difícil - Caminhada com trecho de 2km de subida iniciais até os Gerais do Rio Preto - 14 km em trilha plana sobre os Gerais e visita ao Cachoeirão - 2 km de descida até o povoado do Guiné.
Cachoeirinha
Pequena cachoeira (4m) com águas mais claras que as do Rio Lençóis, que forma uma agradável e rasa piscina natural.
Dona Lé – Sr. Massur
Caminhada: 12km - grau de dificuldade: Médio - A maior parte da caminhada é feita em descida, porém bastante suave. No caminho, acontece a travessia do Rio Pati num trecho de 25m saltando as pedras que sobressaem no rio.
Gruta Azul
localizada ao lado da Pratinha possui formação calcária e regada pelas mesmas águas da Pratinha. Os raios solares que penetram pelas fendas da gruta e refletem em suas águas criando um visual mágico.
Gruta da Torrinha
possui os mais raros espeleotemas presentes em cavernas brasileiras: flores de aragonita nas pontas de helictites, agulhas de gipsita (com até 65cm), bolhas de calcita, vulcões e a rara flor de aragonita dentro da bolha de calcita.
Lapa Doce
A Gruta Lapa Doce faz parte de um sistema de 28 km de cavernas. Atualmente só 850m deste universo subterrâneo estão abertos à visitação. No interior da Gruta, acessível por uma dolina com 90m de desnível, o visitante conhece formações esculpidas pela natureza durante milhões de anos. Algumas foram batizadas de acordo com os formatos que apresentam: a Torre de "Pizza", o Corcovado, o Pão de Açúcar, o cachorro e a criança no colo da mãe.
Marimbus
A região dos Marimbus, também conhecida como o mini pantanal da Chapada Diamantina, está localizado na APA (Área de Proteção Ambiental) Marimbus-Iraquara. Os Marimbus são formados pelo encontro de vários rios e, pelo fato da região possuir baixa altitude, o local permanece sempre alagado. Importante: levar repelente
Mirante
Ponto alto com boa vista para a cidade de Lençóis.
Morrão
Um dos cartões postais da Chapada, o Morrão é um morro isolado, com vista para todos os ângulos. Em suas encostas está uma das nascentes do rio Mucugezinho.
Morro do Pai Inácio (1240m)
considerado um dos cartões postais da Chapada Diamantina o Morro do Pai Inácio propicia uma das mais espetaculares vistas da região, os vários morros achatados que caracterizam a paisagem desse local.
Poço Azul
Dentro de uma caverna o Poço Azul possui um lago de águas cristalinas com uma plataforma de madeira para facilitar o acesso ao poço. As luzes dentro do poço mudam de acordo com o deslocamento do sol.
Poço do Diabo
de águas escuras e quase sem visibilidade o Poço do Diabo se mostra límpido e possui essa cor devido a acidez das águas.
Poço Encantado
A gruta, conhecida internacionalmente por sua singular beleza cênica, apresenta um grande lago de cor azul cobalto que recebe raios de sol diretamente sobre a superfície da água causando um efeito visual espetacular. A melhor época de visitação vai de abril a setembro, quando os raios que incidem sobre o poço provocam um efeito de arco de luz. Entrada permitida somente acima de 12 anos.
Pratinha
de formação calcária a Pratinha é um verdadeiro oásis de águas cristalinas. Seu fundo é formado por inúmeras micro-conchas indicando que havia um mar na região.
Riachinho
Cachoeira com várias quedas formando um poço para banho. Ótimo para relaxar depois da caminhada feita nesse dia.
Ribeirão do Meio
Formado pelo Rio Ribeirão, o Ribeirão do Meio é composto por um enorme lajedo de pedra, inclinado e liso, onde pode-se escorregar até cair na piscina natural.
Salão de Areias Coloridas
Geologicamente semelhante à formação do Serrano (conglomerados de origem sedimentária), porém as rochas que formam os salões de areias são moles e facilmente quebradas com as mãos. O resultado da decomposição dessas rochas formam os diversos salões com mais de 30 cores e tonalidades de areias.
Serrano
O atrativo turístico mais popular e também o mais próximo da cidade de Lençóis, trata-se de um trecho do Rio Lençóis que desvia da montanha e flui sobre uma grande rocha, com inúmeros caldeirões que formam piscinas naturais, até alcançar o centro da cidade.
Sr. Massur – Andaraí – Poço Azul – Lençóis
Caminhada: 16km - grau de dificuldade: Difícil - O trajeto é dividido em 25m de travessia do Rio Pati, 4 km de subida da Ladeira do Império em aproximadamente 1h30min e 12 km de descida sem sombra até Andaraí em 3h00min em média.
Sr. Wilson
Cachoeira do Funil e Morro do Castelo - Caminhada: Total de 10km - Grau de dificuldade: Médio - no trecho entre a casa de Sr. Wilson até a Cachoeira dos Funis - 600m de subida no início da trilha, 1km de descida até o leito do rio e 400m saltando pedras ao longo rio Pati. - Grau de dificuldade: Difícil - no trecho entre a casa de Dona Lé até o Morro do Castelo - A subida do Morro do Castelo contém trechos realmente íngremes que sugerem o uso do apoio com as mãos. No retorno, a descida dos mesmos trechos íngremes é vencida agachando-se, utilizando o apoio do bumbum das pedras.
Trilha Capão Guiné
Uma das mais belas trilhas da Chapada Diamantina. Grande parte da trilha cruza os belos campos de altitude dos "Gerais do Vieira" e "Gerais do Rio Preto" de onde se tem uma vista única do Vale do Pati, considerado um dos mais belos vales do Brasil.
Trilha Pai Inácio - Morrão – Águas Claras – Vale do Capão
Caminhada: 13km - grau de dificuldade: Fácil - Poucos obstáculos (desníveis ou pedras para saltar) no caminho. Praticamente 90% da trilha é plana.
Vale do Capão
Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto - Caminhada: 22km - grau de dificuldade: Difícil - Caminhada de longo curso e com diversos trechos de subida e descida. Travessia do rio Capão no início da trilha e travessia de córregos (Galinhas, Ancorado, Cristais, Ruinha) ao longo do trajeto.
Circuito Mar de Fora
Curtas caminhadas com deslocamentos em buggy ou veículos 4x4, para desbravar grande parte do pouco visitado mar de fora. Começamos nosso caminho de exploração pelo Forte do Sueste, onde se situava a antiga estação maregráfica da ilha, de onde se vê várias ilhotas do mar de fora e também a ilha do Frade, que fica de frente a praia do Atalaia, um dos guardiões da ilha. Deste forte em ruínas, pode-se também eventualmente observar tartarugas e tubarões. Após a vista ao forte, retornamos ao carro e seguimos em direção ao Mirante das Caracas, local de grande elevação onde é possível observar com nitidez a formação vulcânica da ilha, muitas aves marinhas e também a agressividade do mar claro e cristalino quando se choca as formações rochosas, um belo e contemplativo espetáculo da natureza. Saindo do Mirante das Caracas seguimos ao Mirante da Praia do Leão, onde a partir de uma curta trilha chegamos a uma das mais belas e desertas praias de Fernando de Noronha. Essa praia, com duas ilhotas logo à frente, transforma-se de dezembro a junho, na maior área de desova de tartarugas verdes, imensos répteis de mais de 100 kg utilizam as areias douradas dessa praia para depositarem seus ovos, que após cerca de 2 meses eclodem, liberando seus filhotes ao mar. Depois da praia do Leão, passamos rapidamente pela praia do Sueste, e seguimos para a região do Porto, do outro lado da ilha, onde podemos visitar o mirante da Praia das Caieiras, o buraco da Raquel e o Museu dos Tubarões. Duração: 4 horas Grau de dificuldade: leve Serviço: privativo compartilhado para todos os clientes Venturas para grupos de até 6 pessoas
Expedição de Snorkel
Atividade perfeita para amantes do ""free dive"". Acompanhados do guia poderemos desfrutar de todo seu conhecimento em prol dos melhores pontos de mergulho livre da ilha, levando-se em consideração condições climáticas e do mar; e conheceremos o maravilhoso universo submarino de Noronha que inclui recifes, peixes coloridos, arraias, moréias e tartarugas marinhas. Os equipamentos não estão inclusos e podem ser levados pelo passageiro ou alugados diretamente na ilha por um custo médio de R$ 15,00 Duração: 2 a 3 horas Grau de dificuldade: moderado Serviço: privativo compartilhado para todos os clientes Venturas para grupos de até 4 pessoas
Passeio de barco e Mergulho Livre a Reboque (PLANASUB)
Saída do Porto de Santo Antônio com destino a Ponta da Sapata, passando pelas ilhas secundárias e voltando em direção a Ponta da Sapata, ponto sul da ilha. Durante este percurso é possível avistar todas as praias do Mar de Dentro. Um dos pontos altos é o show dos golfinhos rotadores, que acompanham a embarcação e fazem graciosas acrobacias na água, dignas de serem filmadas e fotografadas. No retorno da Baia do Sancho ao Porto, é feito o MERGULHO LIVRE A REBOQUE onde cabos que possuem pequenas pranchas nas extremidades levam os aventureiros para um verdadeiro voo submarino. Preso a prancha e rebocado pelo barco, é possível controlar o tempo e a profundidade da descida. É necessário máscara, snorkel e nadadeira (os equipamentos mencionados devem ser levados pelo passageiro ou alugados na ilha - valor médio R$ 15,00). O mergulho a reboque em si dura em média 30 minutos na água, com o devido revezamento entre os passageiros do barco.Incluso almoço aperitivo com peixe, salada e frutas. IMPORTANTE: conforme as condições do mar pode não ser realizado o Planasub e também não ser servido o ""almoço aperitivo"". Neste caso não há reembolso aplicável. Duração: 3 a 4 horas Grau de dificuldade: leve Serviço: regular
Trilha cirta da Praia de Atalaia
A praia da Atalaia é a praia mais controlada do Arquipélago, permitindo-se a visitação de apenas 6 grupos por dia, impreterivelmente na maré baixa. Para o acesso a essa praia, aquário e berçário natural de inúmeras espécies de peixes, é necessário percorrer uma trilha de cerca de 1,5 km até chegar a ela. Após um mergulho de aproximadamente 30 minutos em meio a peixes, polvos e eventualmente filhotes inofensivos de tubarão limão retornamos pelo mesmo caminho trilha acima. Nessa praia existe um controle de entrada efetuado pelo ICMBio, onde filtro solar, bronzeador e nadadeiras são vetados para minimizar o impacto a esse espetacular berçário, onde somente 108 pessoas podem entrar por dia. É necessário levar equipamento de mergulho (máscara e snorkel somente) próprio ou alugado. Duração: 1h30 a 2 horas Grau de dificuldade: Médio Serviço: privativo compartilhado para todos os clientes Venturas para grupos de até 6 pessoas
Trilha dos Golfinhos
Trilha interpretativa de pura contemplação. A caminhada inicia-se no estacionamento que leva à Baía do Sancho. Uma curta distância até o Mirante dos Golfinhos em um penhasco de 60m de altura de onde é possível observar os golfinhos rotadores em seu habitat natural. Ao continuar andando pela trilha encontra-se outros pontos de observação sobre a Baía do Sancho, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, e a Baía dos Porcos, um pedaço do paraíso. A prática da observação de pássaros é impressionante neste local, uma vez que o penhasco ao longo das praias citadas é um imenso berçário de aves. Ali existe o único acesso disponível por terra para a Baía do Sancho, uma escada incrustada nas rochas (muito seguro, porém bastante estreito). Uma vez que se desce a escada e se chega na areia da praia, é só relaxar e curtir este local paradisíaco. Duração: 2 horas Grau de dificuldade: leve Serviço: privativo compartilhado para todos os clientes Venturas para grupos de até 6 pessoas
Trilha pelas praias do Mar de Dentro
Caminhada ao longo das deslumbrantes praias do Mar de Dentro, o lado norte da ilha. Saindo da Praia Cacimba do Padre, iremos até a Baía dos Porcos para um mergulho em suas piscinas naturais. Retorno na mesma trilha e seguiremos em direção à Praia do Cachorro, passando pelas praias Quixabinha, Bode, Americano, Boldró, Conceição e Meio. É possível parar para nadar ou fazer snorkel em cada uma destas praias, dependendo das condições da maré. Duração: 4 horas Grau de dificuldade: médio Serviço: privativo compartilhado para todos os clientes Venturas para grupos de até 6 pessoas
Baía de Morerê
Após o café da manhã, sairemos em direção à minúscula vila de Morerê. Estradinha de areia, pequenos morros, mata baixa e dendezeiros. O Dendê era, além da pesca, a maior riqueza da ilha e ainda está sendo comercializado em menor escala, apesar do preço baixo deste óleo tipicamente baiano. São cerca de duas horas até a baía de Morerê. A baía de Morerê é um paraíso de águas cristalinas, uma bela praia, com restos de recifes de uma época em que o mar ainda estava mais alto. Tempo para uma água de coco e imperdível banho de mar. Aqui podemos ainda comer um peixinho em um dos restaurantes simples ao lado da praia. Depois é só curtir o lugar à sombra de uma árvore, na praia ou na água. O caminho de volta passa por várias praias quase virgens - seguimos pela praia de Morerê até chegar à praia da Cueira através de um desvio pelo interior. No caminho atravessamos um riacho com todo o cuidado, para não ferir os pés nas ostras. A Praia de Cueira possui dois quilômetros de areia acompanhados de um imenso coqueiral. Feito isso, voltamos para Velha Boipeba. Total da caminhada - cerca de 4 horas.
Ilha de Velha Boipeba
Manhã livre para curtir a praia de Tassimirim, relaxar na areia e tomar um banho de mar. Na parte da tarde, visitaremos o povoado de Velha Boipeba. É uma vila simples e simpática de cerca 2900 pessoas, fundada pelos Jesuítas por volta de 1563. A praça central é na verdade um gramado com campo de futebol e uma árvore (Jamelão) de sombra em cada lado. É um lugar para bater papo à sombra do Jamelão ou fazer um jogo do bicho com o seu Jorge embaixo de outra árvore. À noite, o mesmo Jorge providencia música, onde pode pintar de tudo - reggae, axé e até sertanejo. Entramos na rua que dá acesso à antiga Igreja do Divino Espírito Santo, construída pelos Jesuítas em 1610. Seguimos o caminho, subindo o morro Alto das Pombas ao lado da vila. Um belo visual da vila, da barra do rio do Inferno, algumas praias e da ilha de Tinharé. De volta a vila, visitamos a casa de farinha, onde a família Regis ainda faz farinha de mandioca no método tradicional. Na volta para a pousada podemos ainda parar na casa do cabeludo Otavinho, mais uma figura da ilha, um colecionador de tudo o que se acha na praia e que pendura tudo na sua pequena casa. Se quisermos, podemos comprar também alguma peça.
Passeio de barco – Mergulho nas Piscinas Naturais – Praia de Bainema – Ponta de Castelhanos
Saímos de barco em direção às piscinas naturais de Morerê. Na maré baixa, pode-se fazer um delicioso mergulho nas piscinas, no meio dos recifes. O Caribe também é aqui. O barco segue costeando até a Ponta dos Castelhanos no sul da ilha. No caminho passamos pela praia de Bainema, uma das mais isoladas, onde entramos em harmonia total com a natureza. No fundo da praia temos a curiosa Mata de Bainema, um pedacinho da Mata Atlântica, com árvores centenárias. Lugar mágico e especial. Aqui, neste pedaço de natureza virgem, podemos ter certeza de não encontrar ninguém. Descemos do barco onde há uma embarcação espanhola afundada e fazemos uma pequena caminhada pela mata, atravessando-a até o Rio Catu, onde encontraremos novamente nosso barco e rumamos à Ponta dos Castelhanos. Logo depois, passamos pela barra do rio do Catu, onde. Aqui adentramos com nosso barco por uns 20 minutos, e, na volta, fazemos uma pequena caminhada pela trilha que vai do rio à praia de Bainema. Daí, seguimos navegando. Em seguida, a última praia, totalmente selvagem, o destino da nossa viagem. Assim que ancorarmos o barco, teremos uma pausa para lanches, água de coco e banho num mar calmo e cristalino, longe de tudo e todos. Ficamos algum tempo curtindo este paraíso e voltamos no final da tarde para Velha Boipeba.
Passeio de Canoa pelo Manguezal
Saímos da praia de Boipeba numa canoa de tronco de madeira, destas usadas pelos pescadores locais. A canoa desliza levemente por um dos braços do Rio do Inferno em direção ao oeste. Esta região é recortada por vários canais do rio e algumas das ilhas têm meandros, que nos permitem atravessar para o outro lado durante a maré cheia. A vegetação é de mangue branco e vermelho de baixa altura. Nas passagens pelas ilhas, a canoa desliza por verdadeiros túneis formados pela vegetação e que se fecham por inteiros por cima do caminho estreito. O canoeiro precisa usar toda a sua experiência para guiar a canoa sem encalhar nas inúmeras raízes do mangue. Observamos os milhares de aratus, crustáceos que vivem nos galhos no período de cheia. Quando a canoa fica parada, podemos ouvir os ruídos destes bichinhos andando pela madeira dura do manque. No meio do passeio, uma pequena pausa numa prainha para esticar as pernas e após pouco mais de duas horas estamos de volta à vila.
Atins
Banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Rio Preguiças, Atins é uma vila de pescadores que é a entrada leste para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aqui, a rusticidade misturada à bela paisagem parece dar outro ritmo aos dias.
Barra Grande
Praia do Piauí ainda pouco visitada por turistas. Ideal para quem quer relaxar, mas também para quem gosta de esportes como kitsurf e windsurf.
Barreirinhas
É a cidade portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, transformado em Parque Nacional em 1981. Está localizada a 260Km da Capital São Luís e possui atrativos como Passeios de Lancha pelo Rio Preguiças, Passeio de 4x4 aos Grandes Lençóis e muito mais.
Betânia
Comunidade ribeirinha na qual vivem apenas 25 famílias, Betânia tem ruas de areia e muitos cajueiros. Na época de chuvas, o Rio Alegre cruza a cidade e permite belos passeios de barcos e jangadas.
Delta do Parnaíba
Formado por 85 ilhas numa área de 2700 km² entre os estados do Piauí e Maranhão, o único delta das Américas é um fenômeno raro que só encontra par no Rio Nilo, na África e no Rio Mekong na Ásia. Dentro de um mesmo ecossistema ele encerra diferentes e pitorescas paisagens: rios, lagoas, dunas gigantescas, banhados, praias desertas de areia branquíssima e os vários tipos de mangue da região.
Espigão
Localizado a 1h15 minutos de Santo Amaro. O visitante se depara com a paisagem deslumbrante e selvagem do Espigão, que reúne vegetação, rio e dunas - e um banho nas águas cristalinas para refrescar.
Farol do Preguiças
O Farol do Preguiças, conhecido também como Farol de Mandacaru, localiza-se no Povoado de Mandacaru. Farol marítimo de 54 metros de altura, 19 milhas de alcance e 160 degraus, foi construído em 1940 e inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. Desde suas proximidades se obtém vistas fantásticas do Parque Nacional.
Lagoa Azul
Esta lagoa tem uma grande extensão de areia branca e bancos de madeira dentro d´água para servir de trampolim.
Lagoa do Coração
Primitiva, de água clara e tonalidades encantadoras.
Lagoa do Paraíso
A lagoa é como uma enorme piscina de água natural e temperatura agradável para prática de natação e windsurf.
Lagoas
Cercadas por dunas de aproximadamente 40 metros, são consideradas uns dos melhores pontos de visitação do Parque. As Lagoas são formadas pela água das chuvas e algumas continuam cheias, mesmo no período da seca.
Mandacaru
É uma vila de pescadores localizada entre a praia de Caburé e a praia de Atins. É o mais antigo Povoado Ribeirinho. Antes era centro comercial e portuário para transportes por mar até São Luís. As famílias que lá residem hoje utilizam a pesca e a agricultura como forma de sustento.
Marcelino
Localizado à 12 Km do Centro de Barreirinhas, e acessível apenas pelo Rio Preguiças. As artesãs locais produzem bolsas, chapéus e indumentárias da fibra do Buriti. É possível acompanhar o processo de produção de tais artesanatos como o cozimento e tintura da fibra do Buriti em várias cores.
Nova Tatajuba
O percurso é feito por trilhas margeadas por dunas de areia clara até chegar à Lagoa da Torta. No local é possível a prática de "ski bunda", tirolesa e passeios de jangada pela lagoa (atividades não inclusas). A barraca rústica prepara pratos com base em frutos do mar e oferece redes dentro da lagoa paro o deleite dos visitantes. Tanto a praia como a lagoa são locais propícios para a prática de kite surf.
Parque Nacional
Foi criado em 02 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís. Ocupa uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 05 e 25km em direção ao interior. Estas dunas formam pequenas lagoas de água doce. Abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.
Pedra Furada
Curiosa formação rochosa à beira mar em formato de arco que foi esculpida pelo mar e pelo vento. Considerada o cartão-postal de Jericoacoara.
Pedra Furada
Esculpida pela natureza, a Pedra Furada é uma formação rochosa localizada a aproximadamente 4 km da vila de Jericoacoara. É um dos cartões postais da região. No mês de julho é possível ver o sol se por pelo buraco da pedra.
Praia de Guriú
Colônia de pescadores que fica entre Tatajuba e Jericoacoara. Tem seu canal de águas extremamente verdes e um cemitério de árvores de mangue cujas raízes aquáticas foram engolidas pela areia.
Revoada dos Guarás
A belíssima ave de nome guará, com sua plumagem vermelho vivo, poderá ser vista (dependendo das condições do dia) em grupos enquanto se empoleiram ao pôr do sol, num raro e inesquecível espetáculo.
Rio Preguiças
Nasce no povoado Barra da Campineira, em Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins. É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade. Meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Seu nome descende dos antigos Bichos Preguiças que viviam as suas margens.
Sangue
Povoado localizado à beira da MA-402 que liga Barreirinhas a São Luís. É utilizado como ponto de apoio para embarque e desembarque com destino a Santo Amaro, Barreirinhas ou São Luís.
Santo Amaro
Povoado descendente de Jesuítas, um padre chamado Amaro deu nome ao lugar. O povoamento se deu com o intercâmbio de culturas entre índios e mercadores oriundos de diversas partes do mundo e de negros trazidos como escravos. É um local ainda de pouca visitação se comparado a outros pontos turísticos da região dos Lençóis e, por isso, apresenta infraestrutura rústica e simples.
São Luís
São Luís é a capital do estado do Maranhão localizada no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Conhecida como São Luís do Maranhão, Capital Brasileira do Reggae e Patrimônio Cultural da Humanidade.
Tapuio (Casa de Farinha)
Localizado a quinze minutos de Barreirinhas via Rio Preguiças. Ali moram não mais que 150 famílias ou cerca de 500 pessoas. É nesta comunidade que José Maria Diniz, um morador local, administra uma Casa de Farinha, onde podemos ver o preparo da Farinha D´água que é feito a base da Mandioca (aipim).
Tatajuba
Situada no município de Camocim, Tatajuba é uma colônia de pescadores, rodeadas de dunas, lagoas de águas claras e pelo seu belo "braço" de mar.
Tratada de Cima
Povoado localizado à 8km de distância do Centro da cidade de Barreirinhas. É uma comunidade que vive da agricultura e do turismo servindo refeições em casas rústicas.
Vassouras
Fica localizada nos Pequenos Lençóis, primeira parada no Passeio do Rio Preguiças antes de Caburé. Lá vivem algumas famílias que dependem da pesca e do turismo para seu sustento.
Atins
Banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Rio Preguiças, Atins é uma vila de pescadores que é a entrada leste para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aqui, a rusticidade misturada à bela paisagem parece dar outro ritmo aos dias.
Barra Grande
Praia do Piauí ainda pouco visitada por turistas. Ideal para quem quer relaxar, mas também para quem gosta de esportes como kitsurf e windsurf.
Barreirinhas
É a cidade portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, transformado em Parque Nacional em 1981. Está localizada a 260Km da Capital São Luís e possui atrativos como Passeios de Lancha pelo Rio Preguiças, Passeio de 4x4 aos Grandes Lençóis e muito mais.
Betânia
Comunidade ribeirinha na qual vivem apenas 25 famílias, Betânia tem ruas de areia e muitos cajueiros. Na época de chuvas, o Rio Alegre cruza a cidade e permite belos passeios de barcos e jangadas.
Caburé
Fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar. A região onde se encontra a praia do Caburé denominada de Pequenos Lençóis, é composta pelas localidades de Moitas, Morro do Boi, Espadarte, Alazão, Vassouras e Caburé.
City Tour São Luis
Visita ao conjunto arquitetônico dos séculos XVII, XVIII e XIX, passando por palácios, igrejas, museus, praças, ruelas, becos, escadarias, solares e sobrados. Obs. Às segundas-feiras os museus estão fechados para manutenção.
Delta do Parnaíba
Formado por 85 ilhas numa área de 2700 km² entre os estados do Piauí e Maranhão, o único delta das Américas é um fenômeno raro que só encontra par no Rio Nilo, na África e no Rio Mekong na Ásia. Dentro de um mesmo ecossistema ele encerra diferentes e pitorescas paisagens: rios, lagoas, dunas gigantescas, banhados, praias desertas de areia branquíssima e os vários tipos de mangue da região.
Espigão
Localizado a 1h15 minutos de Santo Amaro. O visitante se depara com a paisagem deslumbrante e selvagem do Espigão, que reúne vegetação, rio e dunas - e um banho nas águas cristalinas para refrescar.
Farol do Preguiças
O Farol do Preguiças, conhecido também como Farol de Mandacaru, localiza-se no Povoado de Mandacaru. Farol marítimo de 54 metros de altura, 19 milhas de alcance e 160 degraus, foi construído em 1940 e inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. Desde suas proximidades se obtém vistas fantásticas do Parque Nacional.
Lagoa Bonita
Cercada por dunas de aproximadamente 40 metros, é considerada um dos melhores pontos de visitação do parque.
Lagoa do Coração
Primitiva, de água clara e tonalidades encantadoras.
Lagoa do Paraíso
A lagoa é como uma enorme piscina de água natural e temperatura agradável para prática de natação e windsurf.
Lagoas
Cercadas por dunas de aproximadamente 40 metros, são consideradas uns dos melhores pontos de visitação do Parque. As Lagoas são formadas pela água das chuvas e algumas continuam cheias, mesmo no período da seca.
Mandacaru
É uma vila de pescadores localizada entre a praia de Caburé e a praia de Atins. É o mais antigo Povoado Ribeirinho. Antes era centro comercial e portuário para transportes por mar até São Luís. As famílias que lá residem hoje utilizam a pesca e a agricultura como forma de sustento.
Marcelino
Localizado à 12 Km do Centro de Barreirinhas, e acessível apenas pelo Rio Preguiças. As artesãs locais produzem bolsas, chapéus e indumentárias da fibra do Buriti. É possível acompanhar o processo de produção de tais artesanatos como o cozimento e tintura da fibra do Buriti em várias cores.
Parque Nacional
Foi criado em 02 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís. Ocupa uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 05 e 25km em direção ao interior. Estas dunas formam pequenas lagoas de água doce. Abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.
Pedra Furada
Curiosa formação rochosa à beira mar em formato de arco que foi esculpida pelo mar e pelo vento. Considerada o cartão-postal de Jericoacoara.
Revoada dos Guarás
A belíssima ave de nome guará, com sua plumagem vermelho vivo, poderá ser vista (dependendo das condições do dia) em grupos enquanto se empoleiram ao pôr do sol, num raro e inesquecível espetáculo.
Rio Preguiças
Nasce no povoado Barra da Campineira, em Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins. É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade. Meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Seu nome descende dos antigos Bichos Preguiças que viviam as suas margens.
Sangue
Povoado localizado à beira da MA-402 que liga Barreirinhas a São Luís. É utilizado como ponto de apoio para embarque e desembarque com destino a Santo Amaro, Barreirinhas ou São Luís.
Santo Amaro
Povoado descendente de Jesuítas, um padre chamado Amaro deu nome ao lugar. O povoamento se deu com o intercâmbio de culturas entre índios e mercadores oriundos de diversas partes do mundo e de negros trazidos como escravos. É um local ainda de pouca visitação se comparado a outros pontos turísticos da região dos Lençóis e, por isso, apresenta infraestrutura rústica e simples.
São Luís
São Luís é a capital do estado do Maranhão localizada no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Conhecida como São Luís do Maranhão, Capital Brasileira do Reggae e Patrimônio Cultural da Humanidade.
Tapuio (Casa de Farinha)
Localizado a quinze minutos de Barreirinhas via Rio Preguiças. Ali moram não mais que 150 famílias ou cerca de 500 pessoas. É nesta comunidade que José Maria Diniz, um morador local, administra uma Casa de Farinha, onde podemos ver o preparo da Farinha D´água que é feito a base da Mandioca (aipim).
Tatajuba
Situada no município de Camocim, Tatajuba é uma colônia de pescadores, rodeadas de dunas, lagoas de águas claras e pelo seu belo "braço" de mar.
Tratada de Cima
Povoado localizado à 8km de distância do Centro da cidade de Barreirinhas. É uma comunidade que vive da agricultura e do turismo servindo refeições em casas rústicas.
Tratada de Cima
Povoado localizado à 8Km de distância do Centro da cidade de Barreirinhas. É uma comunidade que vive da agricultura e do turismo servindo refeições em casas rústicas.
Vassouras
Fica localizada nos Pequenos Lençóis, primeira parada no Passeio do Rio Preguiças antes de Caburé. Lá vivem algumas famílias que dependem da pesca e do turismo para seu sustento.
Passeio pelo mangue e piscinas naturais
Neste dia iremos em veículo 4x4 até a Praia do Encanto (caso se esteja hospedado na Praia do Encanto, saída à pé da pousada), para pegar nosso barco, e adentrar o lindo mangue que entremeia esta praia e a Praia de Garapuá. Aqui poderemos ver algumas espécies de caranguejos, e escutar um pouco da história de um pescador que sobrevive em meio ao mangue. Após este passeio, continuaremos com nosso barco até as piscinas naturais que encontram-se na Praia do Encanto. Mergulhos com snorkel possibilitam avistarmos várias espécies de peixes. Após o passeio, pode-se almoçar nesta praia, em restaurante de uma das pousadas lá existentes, ou voltar para o centro para almoço.
Ponta do Curral, Coroa e Vila de Gamboa
Este passeio é realizado através de um barco fretado exclusivo para passageiros Freeway. Pegaremos o barco na segunda praia, e de lá iniciamos nosso passeio com uma parada para mergulho de snorkell nas piscinas naturais. De lá, continuaremos em direção ao norte de ilha, contornando seu forte e seu porto, em direção à Ponta do Curral com seus 18 km de praia deserta. Nesta lindíssima praia poderemos caminhar o quanto quisermos. Cruzando novamente o mar, aportaremos no Vilarejo de Gamboa, com sua praia de mesmo nome. Gamboa é um povoado ainda bastante característico, já que praticamente só vive a população local. Nesta praia faremos nosso almoço, em uma das barracas de praia (não incluso). Após o almoço podemos dar uma volta para conhecer o vilarejo. Na volta, desembarcaremos no Porto de Cima, e poderemos fazer uma caminhada até o Forte do Facho para com sorte assistir a um belíssimo pôr do sol.
Trilha para Garapuá
Sairemos da Quarta Praia, para uma agradável caminhada desfrutando da beleza de nossa Mata Atlântica. Por aproximadamente 1h30 seguiremos pelo caminho das bromélias até o Vilarejo de Garapuá, uma das mais belas praias da Ilha. Neste lugar bem genuíno, almoçaremos em uma de suas barracas, e desfrutaremos deste paraíso. Retorno para a pousada no final da tarde, de 4X4.
Ilhas da Baia de Camamu
passaremos pela Coroa Vermelha, enorme banco de areia no meio da baia, seguiremos para a Ilha da Pedra Furada, formada por rochas com um arco natural e coberta de palmeiras e outras árvores, encanta os olhares de quem a visita. O passeio continua até a Ponta da Pedreira, Campinho, Sapinho e Ilha do Goió que são vilarejos de pescadores tradicionais com prainhas paradisíacas.